A obra David, de Michelangelo (apresentada para as questões 42 a 44) e Os Doze Profetas, de Aleijadinho, têm formas diferentes de representar o corpo. Em David, a beleza do corpo é o que mais se destaca, ao passo que, em Os Doze Profetas, destacam-se de forma mais eloquente os adereços e vestimentas de cada um dos profetas. A partir desta análise, esta correto afirmar que
Michelangelo relaciona o divino ao belo, enquanto a obra de Aleijadinho é imbuída de significados simbólicos articulados por meio do uso de adereços e adornos.
Aleijadinho fez sua obra em pedra sabão, material simples, ao passo que Michelangelo relaciona o divino ao uso de um material nobre (mármore).
David é um herói, de acordo com Michelangelo, daí ser representado nu, enquanto Os Doze Profetas são apenas homens, por isso estão vestidos.
Michelangelo viveu em um período mais romântico e teocêntrico, se comparado ao contexto em que Aleijadinho viveu e produziu sua arte.
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