O realismo ou naturalismo se ocupa da mimese da realidade. Proposições anti-realistas foram afirmadas em diferentes movimentos teatrais durante o século XX. Sobre a oposição entre realismo e projetos anti-realistas considere as seguintes afirmações.
I) O traço anti-realista em projetos cênicos consolidados ao longo do Século XX está relacionado à recusa da encenação de um universo diegético fechado, onde indivíduos encontram-se implicados em relações intersubjetivas a serem representadas.
II) São características de projetos anti-realistas: a visualidade da relação com a plateia, a paró-dia, a visualidade do sacrifício, a crítica, o sem sentido; a deformação, a abstração; a utilização de cenas justapostas; a utilização de projeções; a revelação dos bastidores; a quebra da linearidade.
III) Criaram projetos realistas: Artaud, Barba, Pina Bausch, Decroux, Grotowski, Kantor, Meyerhold, Wilson, entre outros.
IV) Um dos encenadores que lutou pelo Teatro Naturalista foi Antoine, levando a cabo o projeto de Zola e quebrando uma série de paradigmas do Melodrama.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...