A arte brasileira, desde o período colonial até finais do século XIX, revela um caráter multifacetado e de pouca unidade formal. A evolução da arte no Brasil evidencia uma mescla híbrida de referências: barroca, rococó e neoclássica, incorporando, também, as tendências mais progressistas da Europa. Além disso, ainda agrega elementos da cultura local. Nesse contexto, o Teatro Amazonas, localizado no centro de Manaus, foi inaugurado em 1896, no auge da riqueza originada pelo ciclo da borracha. Sua arquitetura incorpora influências estilísticas heterogêneas, que o caracterizam como um edifício bastante eclético. Na decoração interna, destacam-se a pintura do teto do Salão Nobre A Glorificação das Bellas Artes na Amazônia (c.1889), de Domenico de Angelis e, na sala de espetáculos, a pintura do pano de boca do palco Encontro das Águas (c. 1894) , de Crispim do Amaral, que faz referência ao encontro dos rios Solimões e Negro.
Considerando as pinturas mostradas nas figuras acima e o texto que as antecede, julgue os itens subsequentes.
Por intermédio de elementos plásticos, alegóricos e simbólicos, a pintura Encontro das Águas apresenta uma cena heroica e triunfal. Há, nessa obra, características do estilo barroco, em sua composição formal, e também do estilo romântico, nos elementos de sua temática.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...