A Staatliches-Bauhaus foi uma escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda que funcionou entre 1919 e 1933, na Alemanha. A Bauhaus foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado Modernismo no design e na arquitetura, sendo uma das primeiras escolas de design do mundo. Nessa perspectiva, a Bauhaus
priorizou o ensino da arte concreta aplicada, que fundiria o processo artesanal com o conceito de concretismo, movimento artístico do início dos anos de 1920.
enfatizou o trabalho manual nas oficinas com a finalidade de familiarizar o aluno com materiais e processos de fabricação, por meio de uma experiência concreta, rompendo com a "contatofobia".
preteriu o artesanato em função de novos materiais usados no processo industrial, inovando o design mediante incentivo na formação de professores, artistas e técnicos.
determinou que os integrantes da escola deveriam se ocupar menos em aprender desenho técnico, matemática e física e se dedicar mais ao desenho artístico, à prática artesanal e à pesquisa de novas formas e materiais.
estabeleceu o conteúdo básico do curso, que consistia em projetos estético-formais, excluindo deliberadamente a primazia do treinamento da sensibilidade na exploração das leis geradoras da forma.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...