A rede urbana de Santa Catarina caracteriza-se por não apresentar dominância absoluta de uma única cidade, mas sim uma distribuição multipolarizada de núcleos urbanos de médio porte. Sobre essa realidade, assinale a alternativa incorreta.
Lages, cuja origem está relacionada às tropas de gado que atravessavam o território catarinense, e Chapecó, localizada no Oeste do estado, são capitais regionais situadas no planalto catarinense.
Dentre os fatores que condicionaram o desenvolvimento da rede urbana catarinense, destacam-se o relevo acidentado, a hidrografia com diversas bacias isoladas, a deficiência da rede de transportes, a formação histórica e as diferenças culturais.
Além da capital, há em Santa Catarina várias cidades-pólo que se estendem pela faixa litorânea ao longo do eixo da BR-101, como é o caso de Joinville, Itajaí e Criciúma.
Localizada em uma ilha, Florianópolis, a capital político-administrativa do estado é a maior cidade catarinense, repetindo uma situação comum no país, onde a maioria das capitais são grandes metrópoles.
Blumenau destaca-se como centro prestador de serviços para todo o vale do Itajaí, pólo turístico e maior centro têxtil de Santa Catarina, sendo que a sua configuração espacial foi bastante influenciada pelo curso do rio Itajaí- Açu.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...