Uma das principais discussões do mundo contemporâneo são as causas e consequências do aquecimento global. A cada ano, são realizados novos relatórios sobre as condições ambientais do planeta que fundamentam propostas de ações. Nos últimos anos, o Brasil figura como um dos atores protagonistas da emissão de gases que promovem o aquecimento global. Esta posição do Brasil está diretamente relacionada com a seguinte ação:
- A. entrada do Brasil no grupo de países denominados de BRIC e a assinatura de acordos que geram maiores produções bélicas na Amazônia Legal.
- B. aumento das queimadas nas áreas florestais que, além do desmatamento excessivo, gera também elevadas emissões de gases estufa.
- C. crise econômica dos Estados Unidos resultando na grande transferência de setores industriais para o território brasileiro, principalmente nos vazios demográficos.
- D. incentivo governamental à monocultura da cana-de-açúcar, viabilizando significativo aumento no consumo do álcool como combustível.
- E. diminuição da cobrança dos impostos sobre produtos industrializados IPI gerando aquecimento na indústria automotiva que é a maior emissora de gases.