A escassez de água levou especialistas a alertarem os governantes mundiais para o risco de conflitos no planeta por este motivo. Tal fato ocorreu no Fórum Mundial da Água, realizado em 2012, na cidade francesa de Marselha. Entre os muitos conflitos já existentes, um, que envolve o Brasil e a Bolívia, diz respeito à(ao)
- A. obra de transposição do rio São Francisco (originário da Bolívia), que desvia parte das águas de seu leito original para áreas de seca na região Nordeste.
- B. construção de usinas hidroelétricas no rio Madeira, em Rondônia, o que não é aceito pelo governo boliviano, preocupado com os impactos ambientais.
- C. hidrelétrica de Belo Monte, construída no Xingu, que pode gerar danos ao rio originário da Bolívia, onde a população já convive com a escassez de água.
- D. exploração de petróleo em áreas próximas a mananciais de água no Acre e Amapá, que abastecem diversas cidades localizadas na fronteira dos dois países.
- E. desmatamento contínuo da Floresta Amazônica, gerando prejuízo a diversas nascentes de rios que seguem do Brasil para regiões muito povoadas na Bolívia.