Os Estados Unidos foram retratados na imprensa iraniana, por muitos anos, como o Grande Satã, o responsável pelos problemas que afligiam o mundo e, em especial, a população daquele país.
O mundo surpreendeu-se com:
- A. O presidente iraniano Hassan Rouhani expressou vontade de buscar a reaproximação com os Estados Unidos, logo após assumir o poder, em agosto.
- B. O presidente iraniano Hassan Rouhani, que assumiu o poder em agosto, reatou as relações diplomáticas com os Estados Unidos e reabriu a Embaixada Norte americana em Teerã, fechada desde 2009 quando foi invadida pela Guarda Revolucionária.
- C. O presidente iraniano Mohammad Khatami, que assumiu o poder em 2013, reatou as relações diplomáticas com os Estados Unidos e reabriu a Embaixada norte-americana em Teerã, fechada desde 2009, quando foi invadida pela Guarda Revolucionária.
- D. O presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad, que assumiu o poder em 2013, reatou as relações diplomáticas com os Estados Unidos e reabriu a Embaixada norte-americana em Teerã, fechada desde 1979, quando foi invadida pelo exército do ex-governante Rheza Pahlevi.
- E. O presidente iraniano Ali Khamenei, o líder religioso máximo Hassan Rouhani e o primeiro ministro Mahmoud Ahmadinejad enviaram emissários a Washington e Jerusalém, objetivando normalizar as relações diplomáticas e econômicas com os Estados Unidos e Israel.