A igreja de São José do Ribamar, sendo a segunda igreja mais antiga do Ceará (a primeira fica na cidade de Viçosa), tem sua história ligada à criação da Vila São José de Ribamar, que foi a primeira capitania do Estado. Existe uma lenda que envolve a imagem do seu padroeiro, São José de Ribamar:
- A. Calçaram botas na imagem para homenagear, segundo um sonho de uma beata, os bandeirantes desbravadores da época.
- B. A imagem foi encontrada em outro povoado e nem mesmo um carro de boi conseguiu removê-la. Entretanto, com a ideia de levá-la para a Igreja de Aquiraz, ela ficou tão leve que uma única pessoa conseguiu transportá-la.
- C. Chegou num porão de um navio. O jesuíta João Guedes não pôde pagá-la à alfândega e um comerciante adquiriu-a. Com pouco tempo, adoeceu gravemente e prometeu que se ficasse curado daria a imagem para a igreja e assim aconteceu.
- D. Um navio que vinha de Lisboa desviou-se de sua rota, esteve ameaçado de naufrágio por grandes tempestades e vagalhões. Os tripulantes invocaram a proteção de São José, prometendo erguer-lhe uma capela na povoação ao longe avistada.
- E. Quando da construção de uma nova igreja, resolveram fazê-la de frente para o mar, intento não alcançado porque as paredes da igreja várias vezes ruíram, até que os fiéis compreenderam que ela deveria permanecer no mesmo local.