Tal como ocorrido em escala mundial, o Brasil também sofreu os efeitos da Crise de 1929, que atingiu fortemente o café, sustentáculo econômico da República Velha. Relativamente ao cenário de crise vivido pelo país nos anos 1920, ao movimento de 1930 e à Era Vargas (1930-1945), assinale a opção correta.
Em face das circunstâncias criadas pela Segunda Guerra Mundial, a etapa final da Era Vargas fracassou em seu intento de inaugurar a indústria de base no Brasil, projeto que se materializou apenas com JK.
Há consenso quanto ao sentido efetivamente revolucionário do movimento de 1930, que depôs o presidente Washington Luís, pelo fato de ter promovido radical e profunda ruptura em relação à República Velha.
Sob o ponto de vista político, os quinze anos da Era Vargas foram marcados pela crescente democratização do Estado, seguindo a tendência mundial de fortalecimento dos regimes avessos a totalitarismos.
Ao contrário do que acontecia na República Velha, a Era Vargas foi decisiva para a aplicação dos direitos políticos e civis, mas retardou em muito a entrada em vigor no país dos direitos sociais.
As revoltas tenentistas, como a dos 18 do Forte de Copacabana, demonstravam a crescente insatisfação de camadas da sociedade ante as estruturas políticas arcaicas vigentes no país e o caráter socialmente excludente do regime.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...