No que diz respeito às principais relações monetárias e cambiais e às políticas econômicas adotadas no Brasil, após 1995, assinale a opção correta.
início do Plano Real, as políticas monetária e bancária estimularam a entrada e o aumento da participação das instituições financeiras estrangeiras no sistema financeiro nacional.
Com a implantação do Plano Real, a participação dos bancos públicos no sistema financeiro nacional cresceu substancialmente.
O chamado tripé macroeconômico, embasado no regime de metas de inflação, câmbio flutuante e superávit primário foi adotado no início do Plano Real, na gestão de Gustavo Franco, então presidente do BACEN, e Pedro Malan, na época, ministro da Fazenda.
O anúncio da adoção do regime de metas de inflação juntamente com câmbio flutuante sugere que a base monetária terá de ser exógena, para garantir a taxa de juros determinada pelo BACEN.
Apesar da solidez do sistema bancário brasileiro, demonstrada durante a crise de 2008, o Brasil passou a adotar as primeiras diretrizes prudenciais e regulatórias de Basileia I, II e III, somente a partir de 2013.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...