Atualidades - Geografia - - 0000
Sob o ponto de vista geográfico, o processo de ocupação do território brasileiro foi marcado, desde o início da colonização,
pelo choque com os primitivos habitantes da terra, os povos indígenas, que, não resistindo ao impacto de forças mais poderosas, foram dizimados, praticamente desaparecendo do cenário brasileiro
pelas atividades econômicas desenvolvidas nos primeiros séculos da colonização, como a extração de madeira e a agroindústria açucareira, que foram determinantes para que a ocupação do território ocorresse a partir das áreas interioranas.
pela necessidade de fiscalização mais eficiente nos portos por onde escoava a riqueza extraída que promoveu o despovoamento do interior, fortalecendo-se a tendência de ocupação das faixas litorâneas, com a mineração, no século XVIII.
pela riqueza gerada pelo café, ao longo do século XIX e da primeira metade do século XX, que foi determinante para transformar a região sul na maior concentração populacional do país.
pela construção de Brasília que, promovendo a transferência da capital para a região central do país, permitem a "interiorização do desenvolvimento, considerada essencial para que o Brasil avançasse em seu esforço de modernização.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...