Pode-se afirmar que, a partir de 1950, verifica-se uma aceleração do movimento migratório no país. Desse modo, graças à incessante movimentação, o Brasil mistura sobre o território pessoas das mais diversas origens regionais e estaduais. Considerando esse cenário e o processo de formação da população brasileira, assinale a opção correta.
No século XX, a ocupação do Centro-Oeste vinculase à construção de Goiânia para ser a nova capital de Goiás, fato que atraiu grandes levas de imigrantes das demais regiões brasileiras.
Em fins do século XIX, o ciclo da borracha amazônica atraiu milhares de nordestinos, mas esse fluxo se altera, ao longo do século XX, ao se voltar para o Sudeste industrializado e para o Planalto Central, a partir da construção de Brasília.
A partir dos anos 1960, praticamente cessaram as correntes migratórias voltadas para o Centro-Oeste, o que fez da região, na atualidade, a que menos atrai imigrantes do exterior e de outras partes do Brasil.
A quase que total inexistência de áreas demarcadas para os primitivos habitantes da região é a principal razão para a reduzida presença de etnias indígenas na composição da população amazônica.
Na passagem do século XIX ao XX, o Sudeste recebe número considerável de imigrantes estrangeiros, a exemplo de italianos, japoneses, sírios e libaneses, mas foi a partir de 1980 que a região viu incrementar a chegada de nordestinos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...