Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Myrian Veras Baptista, (2000, pp.113-114), afirma: a avaliação é o momento de maior conteúdo dialético do planejamento, na medida em que nega para superar. [...] elementos fundamentais da dialética são reconhecíveis no momento da avaliação.
Assinale a alternativa que apresenta, segundo a autora, a dimensão da contradição presente no momento da avaliação no processo de planejamento:
Não pode ser esquecido que as determinações da sociedade maior se impõem na conjuntura e na ação que se realiza no trabalho localizado.
A avaliação é uma negação do planejado e do realizado para superação. Quando se avalia, coloca-se em questão a proposta, sua realização e seus resultados.
A ação planejada, objeto do planejamento, ocorre no cotidiano, diante das questões imediatas, e o que vai determinar o desempenho é o controle que o planejador e o executor do planejamento tenham sobre as variáveis da objetividade posta pela sociedade.
Nesta dimensão, não se trata de apenas recuperar o processo histórico, mas também de saber interpretá-lo e reconstruí-lo na particularidade da intervenção.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...