Questão número 24831

Segundo Martinelli (1994, p.137), “instrumental é o conjunto articulado de instrumentos e técnicas que permitem a operacionalização da ação profissional”. Para Magalhães (2003, p.43), “a utilização do instrumental pressupõe interações comunicativas que podem ser efetuadas face a face ou por meio da escrita. No primeiro caso, estão a entrevista, o grupo, a reunião de equipe, a visita domiciliar e, no segundo, os relatórios e os laudos.” Tendo presente a entrevista enquanto instrumental do Serviço Social, assinale a alternativa CORRETA:

  • A.

    As peculiaridades da linguagem devem ser observadas, porque fornecem indícios importantes para avaliação. Tal fato significa “falar igual”, para que o usuário se sinta à vontade e acolhido.

  • B.

    Um bom entrevistador ouve muito e fala pouco, ou seja, deixa o usuário falar à vontade; mesmo que este seja prolixo e repetitivo, não há pressa.

  • C.

    Quando na entrevista é utilizado um roteiro, este não pode se caracterizar como questionário.

  • D.

    Na relação de igualdade estabelecida com o usuário é permitido ao profissional de Serviço Social estabelecer críticas e aconselhar os usuários sobre seus serviços.

  • E.

    Silêncios também são diálogos que comunicam mensagens, por isso o assistente social deve interrompê-los e questionar o usuário quanto ao seu significado.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...