No que se refere ao movimento histórico vivido pela profissão e suas repercussões na área da saúde, é CORRETO afirmar:
O processo de renovação do Serviço Social no Brasil está articulado às questões colocadas pela realidade da época; mas, por ter sido um movimento de revisão interna, não teve relação direta com outros debates, também relevantes, que buscavam a construção de práticas democráticas, com o movimento de Reforma Sanitária.
O principal veículo responsável pela elaboração teórica do Serviço Social, no período de 1965 a 1975, foi o Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio em Serviços Sociais (CBCISS), que difundiu a perspectiva de ruptura na produção teórica na área da saúde.
Nas décadas de 1965 a 1974, o Serviço Social na saúde sofre grandes mudanças motivadas pelo processo organizacional da categoria, pelo aparecimento de outras direções para a profissão e pelo aprofundamento teórico dos docentes e movimento geral da sociedade.
A perspectiva de ruptura presente no interior da categoria se fez presente por meio da participação massiva dos assistentes sociais na 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1975, um dos marcos mais importantes na trajetória da política pública de saúde no Brasil.
No período de 1986 a 1995, o Serviço Social na saúde recebe influências da modernização que se operou no âmbito das políticas sociais, sedimentando sua ação na prática curativa, principalmente na assistência médica previdenciária, maior empregador dos profissionais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...