Em relação aos fluxos comerciais e financeiros da ordem global contemporânea, assinale a opção correta.
Uma das razões para o fracasso das negociações promovidas pela OMC para a superação dos grandes impasses no comércio internacional reside na manutenção de subsídios que países ricos insistem em oferecer aos seus produtores agrícolas.
Criada para regular o modo pelo qual os países realizam operações de compra e venda de bens e serviços, a Organização Mundial do Comércio (OMC) vê-se fragilizada por não dispor de mecanismos que lhe permitam arbitrar contenciosos entre os países que a integram.
Ao se recusar a participar da OMC, justamente por não se considerar uma economia de mercado, a China sente-se livre para atuar no comércio mundial sem se submeter às normas que regulam essa atividade em escala global, o que torna seus produtos bem mais competitivos.
O livre-comércio é, em teoria e em termos práticos, a grande bandeira empunhada pelos protagonistas da globalização, razão pela qual tendem a ser efetivamente suprimidas as barreiras alfandegárias, como a cobrança de taxas para que o produto entre em um país.
Prova de que a hegemonia dos países economicamente mais poderosos é inconteste no âmbito do comércio global é que, do surgimento da OMC aos dias de hoje, nenhuma demanda patrocinada por país em desenvolvimento ou emergente logrou sair vitoriosa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...