Com cerca de 20% da população mundial em seu território e apresentando taxas de crescimento econômico em torno de 10% ao ano, a China é alvo das atenções mundiais. Sob o ponto de vista econômico, o País amplia a olhos vistos sua participação na cena global. Entre os diversos aspectos presentes no atual momento vivido pela China, assinale a opção correta.
A abertura econômica chinesa é a outra face de uma mesma moeda, ou seja, tem sua correspondência na abertura política, com o Partido Comunista Chinês afastando-se gradativamente dos principais postos governamentais.
O principal problema econômico enfrentado pela China é a sua incapacidade demonstrada – até aqui de modo incontrastável – de aumentar o Produto Interno Bruto, ainda que tenha aumentado consideravelmente sua participação no comércio mundial.
Para os especialistas, o fato de a China recusar-se ao ingresso na Organização Mundial de Comércio tem por objetivo a manutenção de determinadas práticas consideradas desleais, como a pirataria, que se expressa no desrespeito às patentes internacionais.
A liberalização econômica chinesa sustenta-se, entre outras medidas, nos chamados "pólos capitalistas": são as denominadas Zonas Econômicas Especiais, situadas no litoral, a exemplo de Xangai, que passaram a receber capitais externos.
Apesar de o acanhado mercado interno e de pagar altos salários aos seus trabalhadores, cuja média é bem superior ao que é pago no Ocidente, os produtos chineses são altamente competitivos no mercado internacional por sua qualidade e expressiva inovação tecnológica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...