A criação da OMC, ao término da Rodada Uruguai do antigo GATT, em 1995, constituiu um notável avanço para o incremento do comércio mundial a partir da fixação de normas para a resolução de pendências e correção de desequilíbrios no intercâmbio entre as nações.
Nem sempre as decisões da OMC agradam às partes, mas são acatadas em razão do respeito que ela granjeou. Infelizmente, os EUA, a maior economia mundial, não se têm comportado como se fossem parte do sistema da OMC. Pelas atitudes tomadas, tem-se a impressão de que os EUA crêem ser o próprio sistema.
Tendo por referência o texto acima, julgue os itens que se seguem, concernentes ao panorama mundial do comércio contemporâneo.
Apesar das cobranças da OMC, os EUA relutam em abandonar seu protecionismo; em represália, Japão e União Européia acabam de solicitar oficialmente ao Órgão de Solução de Controvérsias da OMC permissão para adotar uma legislação antidumping semelhante à norte-americana, o que agregaria maiores dificuldades à penetração nos mercados mais desenvolvidos de produtos oriundos dos países em desenvolvimento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...