Dados alarmantes contrastam com discursos tranqüilizadores no que se refere à produção de biocombustíveis. A falta de consenso dificulta a diversificação da matriz energética mundial, atualmente dominada pelos hidrocarbonetos.
Com relação à produção dos biocombustíveis, assinale a afirmativa que não apresenta um argumento correto.
O uso de grandes superfícies agrícolas para a produção de energia pode reduzir, no curto prazo, a quantidade de cereais destinados à alimentação, o que pode influir na alta dos preços dos alimentos.
Não existe uma relação biunívoca, direta e universal entre a produção de biocombustíveis e o aumento da insegurança alimentar: ela varia de acordo com a capacidade e a característica de cada país e o sistema de produção usado.
O uso da bioenergia contribuiria para a redução de gases de efeito estufa, possibilitaria a inserção produtiva e a melhoria da renda de pequenos produtores e permitiria que muitos países em desenvolvimento reduzissem sua dependência do petróleo importado.
O aumento da produção é o resultado do uso de tecnologia mais avançada e de práticas mais intensivas por área produzida, o que preserva os ecossistemas e as florestas nativas.
A produção de biocombustíveis pode mudar o eixo geopolítico vigente nas regiões em desenvolvimento, com grandes conseqüências para a atual estrutura de poder no campo energético.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...