Atualidades - Guerras, Terrorismo, Violência e Narcotráfico - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2002
Segundo Eric Hobsbawm, não há registro de uma época mais violenta que o século XX. Duas guerras mundiais, infindáveis conflitos localizados, genocídios e regimes totalitários ajudam a compor esse cenário de dor e morte. Relativamente a esse quadro global, ao qual se agregam índices crescentes de criminalidade, assinale a opção incorreta.
Um fato que chama a atenção dos estudiosos é que, a partir da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), amplia-se de maneira exponencial o número de civis, isto é, de não-combatentes atingidos em guerras, o que pode ser explicado, pelo menos em parte, pela incessante sofisticação das armas utilizadas.
Os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, além de terem atingido de maneira inédita centros simbólicos do poder norteamericano, também apontam para a globalização do terrorismo, a usar expedientes e estratégias até então quase sempre monopolizadas pelos Estados.
Armas químicas e bacteriológicas, com extraordinário poder de destruição de seres humanos, vegetais e animais, vieram à tona no século XX: na Guerra do Vietnã, por exemplo, durante a década de 60 do século passado, os norte-americanos foram acusados pelo uso do gás mostarda e do agente laranja, poderosas armas contra a natureza.
Por pressão dos EUA, que o acusaram de "incompetência administrativa", o brasileiro José Maurício Bustani foi recentemente afastado de suas funções de diretor-geral da Organização para a Proibição das Armas Químicas (Opaq); para muitos, em verdade, Bustani caiu por tentar fazer inspeção no Iraque de Saddam Hussein sem se submeter aos ditames de Washington.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a única forma de prevenir a humanidade dos efeitos devastadores de uma intoxicação em massa causada pela ação de vírus, bactérias ou gases letais é promover uma campanha mundial de vacinação, já que são conhecidos os possíveis agentes de uma guerra química.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...