Atualidades - Guerras, Terrorismo, Violência e Narcotráfico - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2002
A região da Caxemira é, nos dias de hoje, "a fronteira do medo" ou, como bem a definiu o escritor Salman Rushdie, "o lugar mais perigoso do mundo", justamente por ser local propício à explosão de um conflito de conseqüências imprevisíveis. Em relação a esse cenário crítico do mundo contemporâneo, assinale a opção correta.
A Caxemira é uma área disputada pela Índia e pelo Paquistão, questão antiga que, tendo origem no momento da independência desses dois países, pouco depois de finalizada a Segunda Guerra Mundial, permanece sem solução até os dias de hoje.
O governo autocrático da Índia, fortemente dominado pelos militares e historicamente vinculado às formas mais radicais de fundamentalismo religioso, sempre alimentou planos expansionistas, o que pressupõe não abrir mão de seu domínio sobre a Caxemira.
O Paquistão, o mais ocidentalizado dos países asiáticos, vive sob regime republicano parlamentar e, ao contrário da Índia, promove eleições periódicas e mantém uma longa tradição de poder civil, o que faz dos militares personagens políticos de importância secundária.
O elevado grau de tensão suscitado pela disputa em torno da Caxemira deriva do fato de a Índia, com o histórico apoio norte-americano, ter conseguido entrar no denominado "clube atômico", algo que desequilibra o quadro de guerra na região.
Para a maioria dos observadores da política internacional, a questão da Caxemira somente não gerou mais choques armados na região, há mais tempo, porque essa parte do continente asiático ficou à margem da Guerra Fria, provavelmente pela ausência de atrativos econômicos que pudessem interessar às grandes potências.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...