Dante Martins de Oliveira ficou nacionalmente conhecido como o autor da emenda constitucional que permitiria a realização de eleições diretas para Presidência da República nos extertores da ditadura civilmilitar. Em Mato Grosso, além de ter sido eleito deputado federal, foi prefeito de Cuiabá por duas ocasiões e governador entre 1995-2002. Sobre o período em que Dante de Oliveira governou o Estado de Mato Grosso, é correto afirmar:
- A. Combateu fortemente a implantação do agronegócio no norte do estado por meio de uma política de doação de lotes de terras para os sem-terra e de criação de reservas indígenas.
- B. Estabeleceu uma política de incentivo à mineração como elemento central do desenvolvimento econômico do Estado com incentivos fiscais para as grandes mineradoras estrangeiras.
- C. Implementou uma política de cunho neoliberal marcada por privatizações, como a do Banco do Estado de Mato Grosso (BEMAT) e a da Companhia de Energia do Estado de Mato Grosso (CEMAT).
- D. Perseguiu os grupos políticos tradicionais retirando as concessões de rádio e televisão desses grupos no interior do estado.