O buraco na camada de ozônio traz riscos à saúde pública. Explica-se: a Terra é protegida da ação da radiação solar, especialmente dos raios ultravioleta, principal causador de câncer de pele, por uma camada formada pelo gás ozônio. Entretanto, a atividade humana tem contribuído substancialmente para a destruição desta camada. O que ocasiona este problema?
Poluição dos mares com materiais plásticos ocasionam a acidificação das águas e, consequentemente, liberam gases que afetam a camada de ozônio.
Emissão de compostos químicos como clorofluorcarbono (CFC), presente em motores de aviões, espumas de plástico, diferentes tipos de sprays, entre outros.
O aumento de áreas construídas e crescimento da urbanização, que interferem na quantidade de raios solares refletidos pela superfície terrestre.
Crescimento de áreas de florestas equatoriais e tropicais ocasionam alterações no clima terrestre e estas, por sua vez, provocam a destruição da camada de ozônio.
Atividade pecuária que é responsável por grandes quantidades de gás metano que é, aproximadamente, 20 vezes mais prejudicial que o CO2.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...