Atualidades - Meio Ambiente - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Segundo a definição da Agenda 21, a desertificação é a degradação do solo em áreas áridas, semi-áridas e sub-úmidas secas, resultante de diversos fatores, inclusive de variações climáticas e de atividades humanas. A prioridade no combate à desertificação deve ser a implementação de medidas preventivas para terras não atingidas pela degradação ou que estão apenas levemente degradadas. Como ações necessárias para minimizar e evitar a desertificação no Planeta, a Agenda 21 propões algumas ações.
1. Fortalecimento da base de conhecimentos e desenvolvimento de sistemas de informação e monitoramento para regiões não propensas a desertificação e seca, intensificando a exploração econômica dos recursos remanescentes nesses ecossistemas, tendo em vista a incapacidade de se reverter problemas em locais já afetados.
2. Combate à degradação do solo por meio da intensificação das atividades de conservação do solo, florestamento e reflorestamento.
3. Extinção de programas que ofertem assentamentos às comunidades carentes tradicionais por compreender que as ações exploratória e extrativista destas comunidades ampliam os riscos de se esgotar os recursos pelo extrativismo de subsistência em áreas totalmente.
4. Impedir a participação de comunidades tradicionais locais que ainda não dominam os princípios ambientais envolvidos no controle da desertificação e no manejo dos efeitos da seca, priorizando apenas grupos de consciência ecológica mais avançada.
De acordo com os princípios da Agenda 21, está(ão) correta(s) apenas
2.
2 e 3.
1 e 3.
1, 2 e 4.
2 e 4.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...