No Brasil das últimas décadas do século XIX, o colapso final do Segundo Reinado encerrou um ciclo de crises. A propósito desse quadro, que marca o fim do regime monárquico, assinale a opção correta.
A extinção da escravatura, longe de ser um processo marcado pela existência de etapas, foi decisão abrupta que, ao cabo, enfraqueceu politicamente a Monarquia.
Atritos entre oficiais do Exército e membros da elite política imperial, que se repetiam após a Guerra do Paraguai, contribuíram para retirar o apoio militar ao regime monárquico.
O fim do tráfico africano não apenas impediu a chegada de mão de obra do exterior como inviabilizou o comércio interno de escravos, razão do declínio da economia cafeeira.
A proclamação da República teve amplo respaldo popular, confirmado pela trajetória vitoriosa do Partido Republicano, que se transformara na maior agremiação partidária do país.
Por exigência da burguesia do café do Oeste paulista, o parlamentarismo brasileiro foi extinto, fato determinante para a instabilidade política que levou ao fim do regime monárquico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...