A Declaração de Bolonha (junho de 1999), que deu origem ao denominado Processo de Bolonha, é um documento assinado pelos Ministros da Educação dos países da União Europeia, estabelecendo objetivos para seus sistemas de ensino superior. Uma das consequências mais importantes foi a adoção generalizada do sistema europeu de créditos (ECTS) e um diploma inicial após 3 anos de estudo (primeiro ciclo ou licenciatura), válido em qualquer dos países signatários. Assinale a alternativa correta.
- A. Os diplomas desse primeiro ciclo, mesmo tendo apenas 3 anos de duração, são passíveis de reconhecimento no Brasil, pois a carga horária de aulas preconizada pelo sistema ECTS é superior àquela do sistema brasileiro.
- B. Os cursos de primeiro ciclo europeu, em geral, não são reconhecidos no Brasil, mas os títulos de mestrado e doutorado passaram a ser automaticamente revalidados.
- C. Os diplomas desse primeiro ciclo, mesmo tendo apenas 3 anos de duração, são passíveis de reconhecimento no Brasil, pois a carga horária de aulas preconizada pelo sistema ECTS é superior àquela do sistema brasileiro.
- D. Os diplomas europeus de primeiro ciclo tiveram seu reconhecimento no Brasil dificultado, pois a duração total e a carga horária de aulas tornaram- se significativamente diferentes daquelas praticadas no Brasil.
- E. Não houve qualquer impacto sobre o reconhecimento dos diplomas emitidos na Europa, pois todos são analisados um a um por universidades brasileiras