Com relação à Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), é correto afirmar que
- A. as classes de renda mais alta concentram-se principalmente ao longo da direção sul em que se deu o crescimento urbano, na continuidade do espigão da Avenida Paulista, divisor de águas entre as bacias dos rios Pinheiros e Tamanduateí.
- B. a estrutura urbana é condicionada, historicamente, pela barreira representada pela antiga ferrovia Santos-Jundiaí, que, ao dificultar o acesso à área central da cidade, desvalorizou os terrenos a leste dessa barreira, induzindo sua ocupação pela população de renda mais baixa.
- C. o município central apresenta maior dinamismo demográfico, com taxas geométricas de crescimento anual significativamente maiores que a média metropolitana entre 2000 e 2010, sendo as maiores taxas observadas nos distritos da periferia extrema, a leste e a sul.
- D. vem apresentando taxas geométricas anuais de crescimento populacional crescentes desde o final do século XX, em praticamente todos os municípios que a compõem, destacando-se os bairros e municípios dormitório que se constituíram na porção leste do seu território.
- E. as áreas ambientalmente mais frágeis concentram-se no entorno imediato do centro histórico, com a presença de topografia de morros a norte e a leste e de várzeas aluvionares ao sul, observando-se condições mais favoráveis na medida em que nos afastamos da área central.