Segundo a perspectiva histórico-crítica, a emergência do serviço social como profissão relaciona-se:
- A. Com o processo cumulativo, cujo ponto de partida é a organização da filantropia, com a incorporação de parâmetros teórico-científicos e no afinamento de um instrumental operativo de natureza técnica.
- B. Com a criação das primeiras escolas de serviço social no Brasil na década de 1930, tendo como fundamentos teórico-metodológicos o neotomismo, a doutrina social da Igreja Católica e o funcionalismo norte-americano.
- C. Com a racionalização da ajuda e da filantropia são organizadas as primeiras ações socioassistenciais no Brasil na década de 1930. Estas ações estruturam-se como respostas às reivindicações da classe trabalhadora que problematiza as suas condições de vida.
- D. Com a dinâmica da ordem monopólica que instaura, na divisão social do trabalho a ela pertinente, o espaço sócio-ocupacional para práticas profissionais como do assistente social. A profissionalização do serviço social tem a sua base nas modalidades por meio das quais o Estado se enfrenta com a questão social.