Questão número 25269

No âmbito da formação profissional, a universidade, no contexto da sociedade capitalista contemporânea, também funciona como uma empresa, com sua divisão social do trabalho manual e intelectual e não está isenta, como as demais instituições, das determinações do mercado. Nos marcos da crise do capitalismo e das reformas neoliberais que incidem sobre as condições de vida da maioria da população, por um lado, e sobre a educação, de modo específico, a universidade também tem reproduzido objetivamente uma perda de conquistas históricas valiosas que implicam em uma negação de suas potencialidades emancipadoras. Segundo Marilena Chauí, nesse sentido, a universidade pode negar a si mesma. Assinale, entre as alternativas a seguir, a que descreve de forma INCORRETA uma das situações em que a universidade pode negar a si mesma, conforme contexto anterior.

  • A. Quando se omite em relação à desintegração do ensino de primeiro e segundo grau.
  • B. Quando aceita passivamente ser privatizada e formar somente o que o mercado determinar.
  • C. Quando não permite o direito democrático à informação, reproduzindo processos burocratizantes e relações de poder dentro e fora da universidade.
  • D. Quando não reproduz a fragmentação no campo do conhecimento e no trabalho intelectual, separando ensino de pesquisa, exigindo produtividade e não qualidade.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...