As políticas sociais, campo marcante de intervenção do Assistente Social, fundamentam-se em um debate clássico sobre a sociedade burguesa e o Estado. A partir dessa perspectiva, assinale a alternativa correta.
- A. Malthus apoia a criação de leis de proteção social, em função da existência de um número de pobres que não ultrapassa os recursos disponíveis.
- B. Segundo Adam Smith, o desejo natural que os indivíduos possuem de melhorar as condições de existência, tende a prejudicar o bem-estar coletivo.
- C. A tradição marxista oferece uma leitura da dinâmica da sociedade burguesa, de como ela se produz e reproduz e, dentro disso, de como a desigualdade social não é inerente a estas relações sociais.
- D. Para Rousseau, a saída para o impasse da desigualdade social e política na sociedade civil é o contrato social, via configuração de um Estado, cujo poder reside no povo, na cidadania, por meio da vontade geral.
- E. Para Locke, o poder tem origem na utilização de elementos coercitivos, não consensuais entre os indivíduos que compõem a comunidade, no sentido de preservar a vida, a liberdade e, sobretudo, a propriedade.