A respeito das premissas e hipóteses atuariais utilizadas nas avaliações atuariais dos planos de benefícios das entidades fechadas de previdência complementar, assinale a alternativa correta.
- A. A taxa real de juros relaciona-se com o custo do plano da seguinte forma: quanto maior for a taxa real de juros utilizada nos cálculos atuariais, maior será o custo do plano.
- B. O uso de tábuas biométricas descasadas da realidade do plano poderá resultar somente em perdas atuariais cumulativas ao longo do tempo, não havendo a possibilidade de esse uso resultar em ganhos atuariais para o plano.
- C. As hipóteses biométricas tendem a apresentar desvios mais significativos em massas de maior quantidade de participantes.
- D. A taxa real de juros deverá ser selecionada em função dos resultados efetivamente obtidos na rentabilidade dos ativos garantidores do plano nos últimos exercícios, não devendo incorporar a tendência provável prevista para os próximos anos.
- E. A tábua biométrica adotada na avaliação atuarial poderá ser a resultante de agravamento em relação a uma tábua biométrica original, desde que o agravamento seja uniforme ao longo de todas as idades.