Auditoria - Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2002
De acordo com as Normas de Auditoria Independente das Demonstrações Contábeis, em relação ao Parecer do Auditor não é correto afirmar que:
é de exclusiva responsabilidade de contador registrado no Conselho Regional de Contabilidade, nestas normas denominado auditor.
o parecer sem ressalva indica que o auditor está convencido de que as demonstrações contábeis foram elaboradas consoante as Normas Brasileiras de Contabilidade, aos Princípios Geralmente Aceitos e com base na subjetividade do auditor.
em condições normais, é dirigido aos acionistas, cotistas, ou sócios, ao conselho de administração ou à diretoria da entidade, ou outro órgão equivalente, segundo a natureza desta. Em circunstâncias próprias, o parecer é dirigido ao contratante dos serviços.
a abstenção de opinião em relação às demonstrações contábeis tomadas em conjunto não elimina a responsabilidade do auditor de mencionar, no parecer, qualquer desvio relevante que possa influenciar a decisão do usuário dessas demonstrações.
o auditor independente deverá, em seu parecer, mencionar, em parágrafo de ênfase, as evidências de riscos constatadas em exames e os efeitos que poderão ocasionar na continuidade operacional da entidade, de modo que os usuários tenham adequada informação sobre tal fato.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...