A. A auditoria analítica refere-se a um conjunto de procedimentos especializados, que consistem na análise de relatórios, processos e documentos, com a finalidade de avaliar se os serviços e os sistemas de saúde atendem às normas e padrões previamente definidos, delineando o perfil da assistência à saúde e seus controles.
B. Na auditoria operativa os procedimentos se desenvolvem através do exame direto dos fatos, documentos e situações, para determinar a adequação, a conformidade e a eficácia dos processos em alcançar os objetivos.
C. Os auditores são responsáveis perante a administração da organização a que prestam serviço, bem como aos usuários da mesma, devendo conduzir-se de modo a justificar a confiança individual e institucional que lhes é depositada.
D. O auditor no desempenho de suas funções deve basear-se em evidências objetivas, permitindo a emissão de opinião com bases consistentes.
E. No desempenho de suas atividades deverá o auditor, exceto quando estritamente necessário, abster-se de intervir nos casos onde há conflitos de interesses que possam influenciar a absoluta isenção do seu julgamento.