Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Assinale a alternativa incorreta.
O julgamento da relevância em auditoria envolve aspectos quantitativos e qualitativos. Um erro ou classifi cação indevida irrelevante quantitativamente não pode ser qualitativamente material.
A relevância das demonstrações contábeis pode ser defi nida como o nível mínimo agregado de erro ou classifi cação indevida em uma demonstração contábil, importante o sufi ciente para impedir que o auditor possa afi rmar que a demonstração está apresentada adequadamente de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade.
Para defi nir a relevância em auditoria, na prática tem-se utilizado as seguintes situações: 1% do patrimônio líquido; 0,5 a 1% do ativo total; 0,5 a 1% da receita bruta; 5 a 10% do lucro antes do imposto de renda; um percentual variável sobre o ativo total ou a receita, o que for maior; e, entre outras formas de mensuração de relevância.
O auditor deve avaliar a relevância no nível das demonstrações contábeis, porque o seu parecer sobre a adequação da apresentação das demonstrações contábeis refere-se a elas em conjunto e no nível do saldo das contas, Isto se dá porque o auditor verifi ca saldos de contas para chegar a uma conclusão global sobre adequação da apresentação das demonstrações contábeis.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...