Empregando a técnica de amostragem, a auditoria confrontou-se com uma divergência entre a especificação do Edital e a do produto entregue. Ao analisar a documentação relativa à medição de determinada obra de engenharia, notou-se que o orçamento estimativo do certame licitatório consignava o seguinte item:
Com base no relato acima, é correto afirmar:
- A. É essencial para o desenvolvimento dos trabalhos de auditoria acreditar nos relatos trazidos pelos entrevistados, não imaginando erro ou fraude, a menos que se apresentem de forma indiscutível.
- B. Se o aditivo contratual mencionado for assinado antes da finalização do relatório, é possível relegar o achado ao campo das observações, uma vez que, não havendo alteração dos valores contratados, não há prejuízo ao erário, constituindo a divergência em mera formalidade.
- C. As normas de auditoria são específicas e diferem das demais do Profissional Contabilista, principalmente no que tange às exigências éticas relevantes.
- D. O uso dos trabalhos de especialistas, a exemplo do engenheiro destacado para acompanhar a execução da obra, não modifica o risco da auditoria interna nem a extensão da responsabilidade do auditor interno.
- E. A amostragem em auditoria pode se concentrar em saldos de maior materialidade em desfavor dos de menor materialidade, se for direcionada com a técnica conhecida como classificação ABC.