A adoção de padrões e protocolos internacionais específicos para a área, observando o compartilhamento de dados e o intercâmbio de informações, são características consideradas indispensáveis aos softwares com vistas à informatização das bibliotecas. Alguns formatos bibliográficos e normas internacionais são indispensáveis. Entre eles está o Protocolo Z39.50.
Assinale a alternativa que o descreve:
- A. Especifica um pequeno número de elementos de dados obrigatórios, aceitos como essenciais para a identificaçao de um documento e sua recuperação em uma base de dados.
- B. Constitui um protocolo modelo de interoperabilidade baseado no processo de coleta automática de metadados (metadata harvesting). Este protocolo opera sobre o protocolo http.
- C. Especifica os requisitos para o formato de intercâmbio de registros bibliográficos que descrevam todas as formas de documentos sujeitos à descrição bibliográfica. Possibilita a padronização entre registros no que se refere à estrutura para intercâmbio de informações.
- D. Permite a comunicação e a transferência de pacotes de dados de um computador para outro no âmbito da rede. Trabalha em conjunto com o Protocolo de Controle de Transmissões (TCP). Não funciona em ambiente cliente-servidor.
- E. Constitui um protocolo de camada de aplicações que reporta à construção de aplicações de recuperação de informação. Permite aos usuários de diferentes produtos de software se comunicarem entre si e intercambiar dados. Funciona em ambiente cliente-servidor.