Biblioteconomia - Ciência da Informação - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Vive-se uma época marcada por intensas transformações, cuja tônica repousa na informação e nos benefícios dela advindos, especialmente impulsionados pela revolução tecnológica. Nesta chamada Sociedade da Informação, Economia da Informação, Sociedade do Conhecimento, configura-se uma estrutura social associada a um modo de desenvolvimento emergente, organizado em forma de redes. Por conseguinte, nesse ambiente:
a tecnologia é a sociedade, e a sociedade pode ser entendida sem suas ferramentas tecnológicas.
na década de 1970 foi constituído nos Estados Unidos um novo paradigma, tendo como base a tecnologia da informação, visando a estender os benefícios informacionais a todo mundo.
a informação surge como insumo e produto valorizado porque a partir de 1980 passou a ser encarada como estratégica.
a internet originou-se de um esquema ousado, imaginado na década de 1960 pelos guerreiros tecnológicos, dos EUA, da mítica DARPA, visando a compartilhar informações com a União Soviética para o caso de uma guerra nuclear
as novas tecnologias da informação estão integrando o mundo em redes globais de instrumentalidade. A comunicação mediada por computadores não gera comunidades virtuais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...