Biblioteconomia - Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
De acordo com as regras básicas da Classificação Decimal de Dewey para a escolha de um número de classificação, uma obra sobre a
I. influência da região Nordeste na história de Sergipe deve ser classificada em Sergipe, e não na região Nordeste.
II. história de Sergipe, de Alagoas e da Bahia deve ser classificada no número de Sergipe.
III. história de Sergipe, que inclua informações sobre as cidades de fronteira com a Bahia, deve ser classificada em Sergipe.
Pode-se afirmar que
III está incorreta: uma obra com dois assuntos, mesmo que um receba tratamento mais extenso que o outro, é classificada no número mais geral.
I está incorreta: uma obra sobre a aplicação ou a influência de um assunto sobre outro é classificada com o primeiro assunto e não com o segundo.
II está incorreta: uma obra que trate igualmente três ou mais assuntos é classificada no número mais geral que inclua todos.
I, II e III estão corretas: as regras da CDD para a escolha de um número de classificação são importantes para padronizar o acervo e evitar discrepâncias.
I, II e III estão incorretas: na I, deve-se optar por um número que inclua os dois assuntos; na II, deve-se optar pelo número que vier primeiro na tabela; e na III, deve-se optar pela notação um nível acima dos assuntos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...