Biblioteconomia - Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
O avanço apresentado pela Classificação Decimal Universal em relação à Classificação Decimal de Dewey se deve, basicamente, a três fatores:
I. a possibilidade de representar assuntos complexos por meio de mecanismos de combinação;
II. a incorporação da análise por facetas;
III. a adoção do princípio da divisão do conhecimento em disciplinas.
O que consta em
I, II e III está correto; esses três fatores representaram importantes inovações e um grande diferencial no desenvolvimento da CDU frente à CDD.
I está incorreto; trata-se, na verdade, do aumento da capacidade de síntese, em que é possível relacionar assuntos que estão em classes diferentes.
II está incorreto; na realidade, a análise por facetas é um recurso utilizado por ambas as classificações em um nível bastante desenvolvido.
III está incorreto; de fato, as duas classificações são baseadas em disciplinas, as quais correspondem aos grandes ramos do conhecimento.
I, II e III está incorreto; o avanço da CDU se deu graças à criação dos auxiliares especiais, do mecanismo de inversão e do conceito de relação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...