Biblioteconomia - Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
O tratamento de um documento implica sua catalogação, classificação e indexação. Com relação a esses processos e aos seus instrumentos, o código de catalogação anglo-americano (AACR2) e a classificação decimal universal (CDU), assinale a opção correta.
O AACR2 define que a única fonte de informação para extração dos dados de descrição de recursos bibliográficos é o próprio documento que está sendo catalogado.
Quando um documento trata de muitos assuntos classificados em classes distintas na CDU, ele será classificado pelo primeiro assunto mencionado no seu título.
Na CDU, a extensão do número de classificação indica o grau de detalhe do assunto. Dessa maneira, os números 33, 55 e 77 denotam maior extensão em relação aos números respectivos 3, 5 e 7.
Na indexação de documentos, deve-se atribuir o maior número possível de termos, para que o usuário possa recuperar documentos mais relevantes com maior frequência.
O AACR2 estabelece três níveis de detalhamento da descrição de recursos bibliográficos. Cada instituição tem liberdade para adotar um, dois ou três níveis, conforme sua necessidade de descrição das obras a serem catalogadas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...