Biblioteconomia - Organização e tratamento da informação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
No âmbito da representação descritiva, é correto afirmar que
a norma ISBD (Descrição Bibliográfica Internacional Normalizada), proposta pela IFLA, apresenta dois inconvenientes para os dias de hoje: não abrange as informações digitais e é incompatível com o modelo FRBR (Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos).
o RDA (Resource Description and Access) é a atualização e adaptação da norma ISBD, conferindo maior flexibilidade e abrangência, além de ser compatível com o modelo FRBR e outros novos modelos.
os códigos de catalogação AACR2, ISBD e RDA são utilizados em catálogos manuais; já o modelo FRBR e o FRAD são próprios para sistemas digitais.
o modelo FRBR utiliza o Modelo Entidade-Relacionamento, também chamado E-R, técnica de análise de entidades, atributos e relações.
o FRBR e o RDA propõem um modelo conceitual dotado de atributos, com base nas facetas da Colon Classification; por isso vão além dos elementos de dados previstos nos códigos ISBD e AACR2.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...