A ideologia, as normas e os valores burgueses devem ser incorporados pelo conjunto da população como cultura oficial, o que obriga a classe hegemônica a duas estratégias: a naturalização e a ocultação daqueles.
Assinale a opção cuja assertiva está alinhada com o tipo de raciocínio apresentado acima.
O irracionalismo se apresenta como a cultura oficial no atual momento histórico do capital, dada a sua funcionalidade à ordem burguesa, pois segmenta a realidade em esferas autônomas: a econômica, a política e a social.
O positivismo se apresenta como a racionalidade hegemônica da cultura oficial do mundo ocidental, dada a sua funcionalidade à ordem burguesa. Segmenta a realidade em esferas autônomas: a econômica, a política e a social.
Opera-se uma historicização somente do social: o sistema não pode ser mais alterado em sua totalidade, a revolução e a transformação desaparecem como opção ou possibilidade histórica; somente é possível alterar, controlar ou manipular variáveis, disfunções, partes do todo, permanecendo o sistema em seu natural equilíbrio.
A sociologia compreensiva se apresenta como a racionalidade hegemônica da cultura oficial do mundo ocidental, dada a sua funcionalidade à ordem burguesa. Segmenta a realidade em esferas autônomas: a econômica, a política e a social.
Opera-se a historicização do social: o sistema pode ser alterado em sua totalidade, a revolução e a transformação aparecem como opção ou possibilidade histórica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...