A Gestão do Conhecimento pode ser vista como uma coleção de processos que governa a criação, a disseminação e a utilização do conhecimento para atingir plenamente os objetivos de uma organização. Resumidamente, pode-se entender que segundo Nonaka & Takeuchi (1997) o conhecimento pode ser de duas formas, tácito e explícito, e que transitar de um tipo a outro pode se dar por 4 diferentes processos, conforme o diagrama:
Analisando esse diagrama, pode-se afirmar que
conhecimento tácito é aquele que está declarado, explicado, e conhecimento explícito é aquele que não pode ser exteriorizado por palavras. Assim, o conhecimento tácito nos leva a entender o chamado know-how, ou a maneira como pessoas especiais fazem coisas diferentes.
o processo que transfere o conhecimento tácito de uma pessoa para conhecimento tácito em outra pessoa é conhecido como combinação. É o processo que gera conhecimento compartilhado.
externalização é uma forma de conversão que envolve diferentes conjuntos de conhecimento explícito controlado por indivíduos, e os mecanismos de troca podem ser reuniões, conversas entre indivíduos, conversas pessoais ou através de sistemas computacionais.
processo de internalização pode ser encontrado em grupos de discussão de Web sites, em que profissionais tentam traduzir suas experiências para diversos públicos.
socialização é o processo de transferência do conhecimento tácito de uma pessoa para criá-lo em outra. É basicamente experimental, um processo entre indivíduos, ativo que envolve a captura de conhecimento por meio da interação, da troca de experiências, resultando em aquisição de habilidades e modelos mentais comuns.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...