Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
O planejamento, a implementação e a oferta de serviços de informação, tanto em ambiente digital quanto em ambiente tradicional, devem ter como foco central o usuário, incluindo seu comportamento, suas necessidades, suas demandas, suas expectativas e suas atitudes em relação à informação.
Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a opção correta.
Comportamento informacional é todo comportamento humano relacionado às fontes e aos canais de informação, incluindo a busca ativa e passiva de informação e o seu uso.
Entre as variáveis que influenciam no processo de busca da informação, estão as pessoais, étnicas, emocionais, educacionais, demográficas, sociais, religiosas, econômicas e aquelas relativas às fontes de informação.
Por conta dos avanços nas tecnologias e nos sistemas de informação a partir da década de 80 do século XX, os estudos sobre comportamento e necessidades informacionais deixaram de enfatizar a perspectiva do usuário e passaram a valorizar os sistemas de informação propriamente ditos. Ao mesmo tempo, os métodos quantitativos passaram a ser mais utilizados nesse tipo de estudo em substituição aos qualitativos.
No âmbito da biblioteconomia e da ciência da informação, estudos de uso e estudos de usuários são expressões sinônimas que dizem respeito à identificação, ao entendimento e à tradução das necessidades e dos comportamentos informacionais dos usuários.
A abordagem da informação com valor agregado de Taylor, a abordagem do processo construtivista de Kuhlthau, o modelo de comportamento informacional de Wilson e a Lei de Bradford são modelos teóricos que fundamentam os estudos de usuários qualitativos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...