Os significativos eventos sócio-políticos e econômicos, ocorridos na década de 80 em escala planetária, impuseram às organizações públicas e principalmente às privadas a necessidade de uma reestruturação produtiva e a busca por inovações tecnológicas, com o objetivo de aumentar sua eficiência e competitividade, ampliando as demandas colocadas aos profissionais que atuam nas organizações. Em relação às demandas colocadas ao Assistente Social, dentro desse novo cenário organizacional, é incorreto afirmar:
No que se refere aos programas voltados para a qualidade, a demanda à participação do assistente social vai desde o levantamento das necessidades de treinamento, aplicação de avaliações de desempenho, levantamento de clima organizacional, implantação de processos de comunicação interna e sistemas de incentivos, até a preparação de eventos.
O trabalho do assistente social na implantação e desenvolvimento dos programas de qualidade de vida no trabalho tem como base o levantamento do nível de satisfação no trabalho, a partir da percepção do próprio trabalhador através da pesquisa e análise de aspectos significativos, tais como: seu posicionamento em relação ao posto de trabalho, fatores do ambiente de trabalho que necessitam de modificações, relacionamento interpessoal e processo de comunicação interna.
A atuação do assistente social nas organizações está restrita ao trabalho com as famílias dos funcionários, implementando projetos que busquem identificar as fontes de dificuldades familiares, as possibilidades de mudanças e todos os recursos que contribuam para que as famílias consigam articular respostas compatíveis com uma melhor qualidade de vida.
O desafio profissional do assistente social nas organizações é direcionar sua ação para o atendimento das necessidades sociais dos trabalhadores e ainda ampliar seu campo de trabalho através de sua competência técnico-operativa, respondendo às novas demandas de forma ética e comprometida com a defesa da dignidade dos trabalhadores.
Uma das demandas colocadas ao assistente social nas organizações é atuar como agente intermediador de garantia de direitos e benefícios aos seus funcionários.
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