O parecer social é elaborado com base na observação e estudo de uma determinada situação, para subsidiar a concessão de benefícios sociais, decisões médicas, decisões judiciais sobre adoção, heranças e outros de interesse dos usuários. Em relação a esse instrumento é incorreto afirmar:
Na elaboração do parecer social o profissional deve pautar-se na história de vida do usuário, que compreende o tempo histórico do sujeito e o tempo histórico social, priorizando o atendimento individual, aprofundando um determinado conhecimento da realidade humano/social, trabalhando a totalidade, lembrando-se que o usuário/ indivíduo é um ser social.
Ao levantar os elementos constitutivos para a emissão do parecer social devem-se levar em consideração as representações, os valores e os significados presentes no contexto sóciocultural onde o usuário desenvolve relações sociais e de convivência.
O núcleo familiar, a satisfação das necessidades básicas, a posição do usuário no grupo familiar a partir da interdependência do vínculo econômico-social e a inserção no mercado de trabalho nortearão os elementos constitutivos a serem trabalhados, dependendo da situação a ser caracterizada.
Para avaliar a satisfação das necessidades básicas do grupo familiar devem-se levar em consideração aspectos como: inserção no mercado de trabalho, participação do usuário na composição da renda familiar; e capacidade de suprimento das necessidades básicas de bens e serviços a partir da renda existente, relacionando-a com as condições de moradia, alimentação, saúde, educação, esporte, lazer, cultura, entre outras.
A caracterização de intercorrências sociais que interferem na origem, evolução e agravamento de patologias não é relevante para a elaboração do parecer social.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...