O Estudo Social, instrumento técnico-operativo do Serviço Social, é visto no campo sócio-jurídico, atualmente, como suporte fundamental para a aplicação de medidas judiciais dispostas no Estatuto da Criança e do Adolescente e na legislação civil referente à família. Sobre esse instrumento é incorreto afirmar:
Na realização do estudo social, o profissional se baseia no que é expresso verbalmente e também naquilo que não é falado, mas que se apresenta aos seus olhos como integrante do contexto que está sendo estudado.
É um processo metodológico específico do Serviço Social, que tem por finalidade conhecer com profundidade, e de forma crítica, determinada situação ou expressão da questão social, objeto da intervenção profissional - especialmente nos seus aspectos socioeconômicos e culturais.
Para a elaboração do estudo social, o assistente social se utiliza, principalmente, de conhecimentos da área do Direito, não necessitando de conhecimentos específicos do Serviço Social.
O estudo social subsidia a medida ou sentença a ser adotada pelo juiz.
Para elaboração do estudo social, o assistente social utiliza-se de vários instrumentos, entre os quais destacam-se: entrevistas, observação e visitas domiciliares.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...