O Serviço Social a partir da década de 80, com a reestruturação produtiva, o processo de globalização, as inovações tecnológicas, as alterações que ocorreram na relação entre Estado e sociedade, definiu como seu objeto de intervenção as expressões da questão social, ocorrendo, dessa forma, um redimensionamento dos espaços socioocupacionais do Assistente Social. Nessa perspectiva, define-se questão social como:
a que se expressa de modo individual e deve ser enfrentada de forma focalizada, uma vez que é conseqüência de uma não adaptação do indivíduo à sociedade.
a que expressa as desigualdades econômicas, políticas e culturais das classes sociais, mediatizadas por disparidades nas relações de gênero, características étnico-sociais e formações regionais e se manifestam, dentre outros, através da violência, desemprego, sub-emprego, fome, violência sexual.
a que se expressa de forma individualizada, não tendo relação com o sistema produtivo.
a expressão das desigualdades da sociedade capitalista, na qual a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos é coletivizada, apropriada pela sociedade.
a que se expressa somente através dos aspectos econômicos, que se manifestam pela exclusão social e pobreza.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...