Em um estudo sobre a realidade dos servidores que integram a equipe do Tribunal Regional do Trabalho, identificou-se a existência de trabalhadores que fazem uso abusivo de álcool. Tendo como referência a Política para Atenção Integral a Usuários de Álcool e Outras Drogas, a compreensão do Assistente Social será a de que
- A. há, na perspectiva dessa política, uma lógica binarizante, rigidamente delineada, cujo eixo principal de tratamento parte da associação do uso das drogas com comportamento antissocial ou criminoso.
- B. a falta ou a carência de recursos materiais por parte da família é motivo suficiente e, para tanto, deve ocorrer a colocação da criança ou adolescente em família substituta ou acolhimento institucional e posterior encaminhamento para o processo de adoção.
- C. a abordagem da redução de danos reconhece cada usuário em suas singularidades, traçando estratégias que estão voltadas não para a abstinência como objetivo a ser alcançado, mas para a defesa de sua vida.
- D. deve ocorrer a responsabilização do usuário, conscientizando-o das várias oportunidades que lhe foram oferecidas durante a sua trajetória de vida, especialmente no ambiente de trabalho, a fim de contribuir com o tratamento, o futuro resgate de sua autonomia e a superação da dependência química.
- E. o usuário de álcool é considerado um doente que requer internação para separação do convívio social, objetivando que o tratamento com o uso da estratégia da abstinência alcance o resultado esperado, que é a cura, e, assim, não ter uma abordagem de tutela, como o previsto na modalidade de redução de danos.